Quem sou eu

Minha foto
A Associação foi fundada em 28/06/1981, com a proposta de reivindicar melhorias para a comunidade Santa Anita. Atualmente gere três atendimentos com crianças em vulnerabilidades sociais do entorno da Vila Parque Santa Anita, abrangendo as vilas Mato Grosso, Beco do Sorriso, Orfanatrófio, Arapeí e Pedreira, sempre enfocando o cuidado com aqueles que não são apenas nosso futuro, mas também nosso grande presente!

Entre em contato !

Endereço: Rua Xavier da Cunha, nº 180

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Solidariedade é elegante (:

Venha contribuir com a nossa Associação.

Use seus recursos possíveis para ajudar nossas crianças e moradores da comunidade.
Brinquedos, jogos, roupas, alimentos, serão SEMPRE bem vindos. Móveis em bom estado para nossas salas como cadeira, armários etc também poderão ser úteis, principalmente para uma Associação que visa o bem estar de seus moradores (podendo auxiliá-los nas suas necessidades - sempre que possível)  
Venha nos ensinar algo, fazendo trabalhos, oficinas educativas para nossas crianças.

Todos juntos ganham carinho e conhecimentos para TODA VIDA (:

Pensar no próximo é elegante ;D

Super PÁSCOA !

Com um certo atraso... mostrando um pouquinho da nossa Páscoa, recheada de guloseimas!
Com o auxílio de voluntários (doações de roupas e calçados usados) a gurizada fez uma comemoração super legal para galera do Sase, além de efetuar a compra de um berimbau para as aulas de capoeira.


Hummm... quantas guloseimas boas.

Hummm...


Estava muito boa nossa festinha.

A galerinha super aprovou! 

Passeio ao Planetário

Super divertido o passeio ao Planetário!
Eles gostaram bastante do passeio. Claro que uns gostaram mais que os outros, mas todos de uma forma diferenciada aproveitaram!

MANHÃ !

Turminha do Sase A com a Profª Vanessa.


Ainda no ônibus. 



Super animados vendo as imagens sobre os astros.

TARDE !

A grupinho das meninas também gostou bastante do passeio.

Ainda no ônibus. 

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Grupo Arco-Íris de Patchwork

A partir de maio de 2004, através de encontros sistemáticos, aos sábados à tarde, na Sede da Associação de Moradores da Vila Parque Santa Anita, que artesãs passaram a trabalhar com a Técnica de Patchwork, criando o grupo que veio a se chamar Grupo Arco Íris.


O Grupo Arco Íris inicialmente era formado pelas artesãs Márcia e Sônia, acompanhadas da artista plástica Marlies, e da psicóloga Luisa. O grupo foi expandindo-se com a entrada da Lucy, da Felícia e da Graça, e, finalmente, com a Nádia, a Marta e a Heloísa. Hoje somam oito artesãs que confeccionam trabalhos em patchwork, desde colchas, toalhas, jogos americanos, livros infantis, capas para livros e agendas, bolsas e outros utensílios em tecido. A possibilidade de costurar retalhos, transformando-os em belos panos, também determinou um elo de amizade entre todas as integrantes do grupo, permitindo que cada uma trouxesse seu colorido particular ao Arco-Íris.

Após sete anos,o grupo já adquiriu uma sala própria, junto à Creche da Vila Parque Santa Anita, estando sendo viabilizada a construção de um banheiro.

Patchwork: um olhar sobre os detalhes
O objetivo de aproximar o Grupo de Patchwork da Creche justifica-se pela maior frequência de mães nesse local, o que viabiliza uma maior divulgação do trabalho e possibilidade de inclusão de novas participantes. A realização de uma atividade artesanal com intenção também lucrativa visa possibilitar que as mães permaneçam mais tempo ao lado de seus filhos.

Trabalho realizado pelo grupo demonstra criatividade e zelo

Nosso engajamento nesse projeto se justifica pela constatação, durante todos esses anos, dos benefícios, não apenas o financeiro, mas especialmente pessoal e emocional nesse grupo de mulheres. A costura de retalhos vem potencializar a costura das experiências da vida, proporcionando o encontro de significados. Além do trabalho em tecido, as artesãs atualmente contam com a colaboração da artista plástica Nilza Dezordi, que ensina desenho e aplicação do mesmo em tecidos ou louças.

Projetamos uma ampliação do grupo, com a possibilidade de divulgação desta técnica entre as mulheres da Vila Parque Santa Anita, através de Oficinas. Nossa intenção é viabilizar uma maior comercialização do trabalho, para proporcionar a sustentabilidade das artesãs e um incentivo maior à criatividade.


A técnica de Patchwork foi desenvolvida antigamente, aparecendo nas paredes das pirâmides e nas roupagens dos faraós. Na Europa, durante a Idade Média, roupas eram feitas de sobras de tecidos e eram usadas como proteção, para as armaduras de ferro e também eram confeccionadas colchas de retalhos para aquecimento. Inicialmente tinha objetivo utilitário, passando a abarcar um objetivo estético posteriormente. Trata-se de uma técnica desenvolvida e aperfeiçoada por mulheres, e hoje já é conhecida no mundo como arte.