A partir de maio de 2004, através de encontros sistemáticos, aos sábados à tarde, na Sede da Associação de Moradores da Vila Parque Santa Anita, que artesãs passaram a trabalhar com a Técnica de Patchwork, criando o grupo que veio a se chamar Grupo Arco Íris.
O Grupo Arco Íris inicialmente era formado pelas artesãs Márcia e Sônia, acompanhadas da artista plástica Marlies, e da psicóloga Luisa. O grupo foi expandindo-se com a entrada da Lucy, da Felícia e da Graça, e, finalmente, com a Nádia, a Marta e a Heloísa. Hoje somam oito artesãs que confeccionam trabalhos em patchwork, desde colchas, toalhas, jogos americanos, livros infantis, capas para livros e agendas, bolsas e outros utensílios em tecido. A possibilidade de costurar retalhos, transformando-os em belos panos, também determinou um elo de amizade entre todas as integrantes do grupo, permitindo que cada uma trouxesse seu colorido particular ao Arco-Íris.
Após sete anos,o grupo já adquiriu uma sala própria, junto à Creche da Vila Parque Santa Anita, estando sendo viabilizada a construção de um banheiro.
|
Patchwork: um olhar sobre os detalhes |
O objetivo de aproximar o Grupo de Patchwork da Creche justifica-se pela maior frequência de mães nesse local, o que viabiliza uma maior divulgação do trabalho e possibilidade de inclusão de novas participantes. A realização de uma atividade artesanal com intenção também lucrativa visa possibilitar que as mães permaneçam mais tempo ao lado de seus filhos.
|
Trabalho realizado pelo grupo demonstra criatividade e zelo
Nosso engajamento nesse projeto se justifica pela constatação, durante todos esses anos, dos benefícios, não apenas o financeiro, mas especialmente pessoal e emocional nesse grupo de mulheres. A costura de retalhos vem potencializar a costura das experiências da vida, proporcionando o encontro de significados. Além do trabalho em tecido, as artesãs atualmente contam com a colaboração da artista plástica Nilza Dezordi, que ensina desenho e aplicação do mesmo em tecidos ou louças. |
Projetamos uma ampliação do grupo, com a possibilidade de divulgação desta técnica entre as mulheres da Vila Parque Santa Anita, através de Oficinas. Nossa intenção é viabilizar uma maior comercialização do trabalho, para proporcionar a sustentabilidade das artesãs e um incentivo maior à criatividade.
A técnica de Patchwork foi desenvolvida antigamente, aparecendo nas paredes das pirâmides e nas roupagens dos faraós. Na Europa, durante a Idade Média, roupas eram feitas de sobras de tecidos e eram usadas como proteção, para as armaduras de ferro e também eram confeccionadas colchas de retalhos para aquecimento. Inicialmente tinha objetivo utilitário, passando a abarcar um objetivo estético posteriormente. Trata-se de uma técnica desenvolvida e aperfeiçoada por mulheres, e hoje já é conhecida no mundo como arte.